Vantagens do acesso remoto aos computadores de seus funcionários
Softwares encurtam distâncias, agilizam e otimizam atendimentos prestados pela área de TI
A crise econômica afetou inúmeros setores, das mais diferentes maneiras. Entretanto, o momento de contingência de recursos serviu, também, para a busca de soluções práticas. No setor da tecnologia da informação não foi diferente e, desde o início do processo de recessão vivido no país, as empresas começaram a apostar na otimização para que os colaboradores fossem melhor aproveitados. Soluções como o teamviewer ganharam destaque e cresceram em importância durante este período conturbado.
Otimizar um processo de TI significa, acima de tudo, manter as máquinas em funcionamento e a atividade sem interrupções desnecessárias. Por isso que a infraestrutura de informática é um investimento que precisa ser considerado. Afinal, trata-se da sobrevivência da própria organização.
Além de manter profissionais capacitados para os atendimentos internos, estes especialistas precisam ter em mãos soluções quase que milagrosas. Isso porque elas precisam ser, ao mesmo tempo, de baixo custo e altamente eficazes.
O acesso remoto é um exemplo desta necessidade de otimização e agilidade dentro da área de TI. Com bons programas, analistas conseguem acessar a máquina do colaborador e prestar a assistência necessária de forma rápida. Isso tanto em caso de defeito como também na demanda por uma manutenção periódica, como atualização de software, backup e restauração.
Uma vantagem do atendimento remoto é a possibilidade de executar todo este processo via internet, sem a necessidade de uma rede interna. Ou seja, mesmo que o computador a ser atendido esteja em outro país, a assistência se faz possível e de maneira eficaz.
De um modo geral, softwares de acesso remoto possibilitam:
- Gerenciar à distância o teclado e o mouse de um computador
- Analisar o funcionamento do sistema operacional
- Atualizar, deletar ou instalar programas
- Executar e/ou restaurar backups
- Transferir arquivos entre computadores
Recomendamos o Team Viewer
Existem muitos softwares no mercado que cumprem este papel. Sendo que uns são mais ou menos robustos que outros. O preferido dos analistas é o Team Viewer, utilizado em todo o mundo. É, na verdade, a referência neste tipo de programa para atendimento remoto, pela sua eficácia e facilidade de uso. No Brasil, ele pode ser comprado no software.com.br, mediante orçamento.
O Team Viewer é recomendado porque ele permite ao analista não apenas visualizar a tela, como se estivesse sentado em frente ao monitor, como também executar comandos e desenvolver tarefas para correção. Inclusive mover, enviar ou receber arquivos, fazer videochamadas e se comunicar com o atendido através de um bate papo.
E não somente dentro de uma mesma empresa. O Team Viewer é muito utilizado, também, como suporte remoto de outros programas comercializados.
Por exemplo: suponha que você tenha adquirido um software de automação comercial que, em determinado momento, parou de funcionar corretamente. Ao invés de entrar em contato com o suporte e, em alguns casos, aguardar a chegada da presença física de um analista, este atendimento passa a ser possível remotamente, de forma imediata. O investimento, portanto, representa não apenas uma economia considerável aos desenvolvedores, como também garante a melhor relação com os clientes.
Limitações
Mas é preciso considerar que nem todas as soluções são possíveis através do atendimento remoto. Para correções do sistema operacional ou outro softwares, estas aplicações são altamente competentes, e entregam resultados. No entanto, eles não permitem executar modificações que dependem de contato físico aos hardwares. Muito embora uma análise eficaz, no próprio sistema operacional, possa identificar o problema e reduzir o tempo necessário para reparo.