Entenda as diferenças entre os modelos de condicionadores de ar
O calor já foi classificado, pelo historiador norte-americano David Landes, como o maior inimigo da prosperidade. Nesse sentido, o ar-condicionado ocupa um lugar de destaque na lista de desejos do consumidor brasileiro. Embora seja um item de alta necessidade no verão, uma das maiores vantagens do equipamento é a sua flexibilidade. O modelos com ciclo frio e quente, por exemplo, são úteis durante o ano todo.
Mas, sem dúvida, é na estação mais quente do ano que as vendas disparam e o uso do equipamento é frequente. Para garantir bem-estar e conforto térmico sem abrir mão do custo/benefício, é preciso entender que vários fatores interferem na escolha do ar-condicionado certo, como metragem, circulação de pessoas, eletroeletrônicos e incidência de luz solar.
A ampla variedade de modelos atende a diferentes ambientes e necessidades. Saiba qual é o ar-condicionado mais adequado para a sua casa, apartamento ou escritório.
Tipos de aparelho
-
Ar-condicionado de janela
Este é o modelo mais clássico do mercado e altamente recomendado para climatizar ambientes mais compactos. Os compartimentos externo e interno dividem o mesmo gabinete e, em função disso, o ar-condicionado de janela faz mais ruídos que os demais modelos. Ainda assim, este modelo passou por várias reformulações, e alguns contam com recursos como controle remoto e temporizadores programáveis.
Apesar de ser mais tradicional e não contar com tecnologia avançada dos demais modelos, o aparelho de janela possui um dos preços mais acessíveis do mercado, além de ser facilmente instalado.
-
Ar-condicionado portátil
O modelo portátil pode ser um grande quebra-galho quando o condomínio não possui entrada para instalação de um aparelho convencional ou precisa climatizar dois ambientes em momentos diferentes. Prático e compacto, este aparelho pode ser facilmente transportado de um local para outro. No alto verão, o item deixa a desejar no quesito eficiência, uma vez que seu rendimento é inferior aos demais modelos.
-
Split
Moderno e com alta capacidade de refrigeração, o split é um dos aparelhos mais desejados pelo público. Este modelo é dividido em duas partes, fazendo com que o aparelho seja mais silencioso. Recomendado tanto para ambientes compactos quanto mais espaçosos, o split possui variações que atendem às mais diversas necessidades, variando conforme o espaço disponível e a necessidade de alto desempenho de refrigeração. O split hi wall é um tipo comum de split, e o ar condicionado fujitsu é considerado um dos modelos mais eficientes do mercado.
-
Multisplit
O multisplit é indicado para quem precisa refrigerar mais de um ambiente ao mesmo tempo, como residências, ambientes comerciais ou de médio porte. Este equipamento conta com funções semelhantes ao split hi wall, com a diferença de o multisplit possuir duas ou mais evaporadoras (parte interna) e um condensadora (parte externa).
-
Split Inverter
Idêntico ao split tradicional, o split inverter possui um componente chamado Inversor em seu motor, que trabalha de forma otimizada, proporcionando alta eficiência energética. A tecnologia Inverter reduz o consumo de energia em até 60%, e é altamente recomendado para ambientes que precisam ser climatizados diariamente. Este modelo é considerado o mais potente dentre os demais, uma vez que compressor nunca se desliga, mantendo estável a refrigeração do ambiente.
-
Split Piso-Teto
Ideal para quem deseja otimizar o espaço, o split piso teto pode ser instalado no piso ou no teto. Com uma refrigeração de alta eficiência, este modelo de ar-condicionado é recomendado para ambientes com pé direito alto e alta circulação de pessoas, como lojas, restaurantes e etc.
Escolhendo o modelo certo você garante o conforto térmico da sua casa ou escritório. Fique atento às especificações técnicas e, em caso de dúvidas, solicite suporte técnico autorizado do fabricante.