Saiba aqui como é feita a desobstrução/desentupimento de tubulações de gás!
Você sabia que é possível haver entupimentos em tubulações de gás? Isso talvez seja uma novidade para os moradores da região norte e nordeste do Brasil, mas não para quem vive no sul e sudeste.
Nessas regiões é comum haver tubulações de gás nos edifícios prediais e também instalados nas casas. Mas assim como em qualquer tubulação, essa também precisa de manutenção para que possa funcionar de forma segura. Quando não há uma manutenção regular, essa tubulação pode apresentar problemas.
Saiba aqui como é feita a desobstrução ou desentupimento de tubulação de gás.
O que pode causar a obstrução da tubulação de gás?
O principal causador de entupimentos em tubulações de gás é a água. Quando há entrada de água nas tubulações de gás, isso dificulta a passagem do mesmo para os equipamentos. Essa entrada de água pode ocorrer devido à corrosão interna. Outros resíduos também podem provocar a obstrução da passagem de gás para seu destino final.
Qualquer que seja a causa, quando acontece, é possível identificar que algo está errado, pelos sinais que essa condição promove.
Quais as consequências da obstrução na tubulação de gás?
Quando a tubulação de gás está obstruída, a primeira consequência é a falta dele em seu imóvel. O fornecimento é comprometido e logo, isso vai causar mais transtornos. Além disso, pode haver também vazamentos de gás, deixando o problema muito maior, oferecendo, inclusive, um grande risco de incêndios e explosões.
Além do perigo de inalação e problemas na saúde, geralmente nesses casos, o local é evacuado e algumas reformas precisam ser feitas.
Quais os sinais que indicam a necessidade de um desentupimento?
Um dos primeiros sinais é quando a chama do fogão fica fraca sem motivo aparente. Além deste, também a água morna dos chuveiros e torneiras fica fria do nada. Esses sinais indicam que há um problema de obstrução e que precisa urgentemente ser desentupido.
É importante não tentar resolver esse problema por conta própria, pois o risco de incêndios e explosões é alto, quando se trata de tubulação de gás.
O que fazer caso o ambiente cheira a gás?
Se você está em casa ou trabalhando e, de repente, começa a sentir um cheiro de gás, a primeira coisa que você deve fazer é observar se o odor vem de fora do imóvel ou está concentrado apenas ali.
Em seguida, saia do imóvel sem fazer nada. Não mexa em qualquer interruptor, não acenda cigarro e não ligue nada na tomada. Se o cheiro for suportável, feche o registro de gás e abra todas as janelas e portas para que o local fique ventilado.
Quem pode realizar esse tipo de serviço?
Apenas profissionais e empresas especializadas na área é que podem realizar esse tipo de serviço. Quem reside na zona oeste SP, não encontra dificuldade em achar empresas especializadas. Mas isso talvez seja um problema para outras regiões, sobretudo, quem mora no interior do estado.
Mesmo assim, há profissionais qualificados que, mesmo trabalhando nas capitais e regiões metropolitanas, atendem clientes nos interiores. Na internet é possível encontrar o contato de bons profissionais.