Como editar suas músicas com qualidade
Grave sua música pelo programa certo
A primeira dica é fazer a gravação do modo correto. Antes de falarmos da edição, precisamos, primeiro, preparar o terreno para uma edição de valor.
Existe, hoje, diversos programas que trabalham na captura de áudio através de microfone externo ou interno de notebook. O programa mais uma qualidade da música que você apresenta, pode ser um divisor de águas entre ser esquecido e ser lembrado, e essa qualidade está diretamente ligada a como você edita o áudio até chegar ao produto final.
Os profissionais da área musical valorizam uma boa edição e mixagem, dando uma “cara” própria para a música, tornando-a uma extensão de si mesmo.Antes de começar a gravação, opte por fazer em um local fechado, com pouco ruído e sem barulho externo. Quanto mais limpar for a gravação, melhor.
Diferentes faixas de áudio
Ainda para facilitar sua vida na hora da edição, grave sua voz separado do áudio, de forma que possa fazer uma mixagem com mais liberdade.
Usando a faixa de áudio para os instrumentos e outra para sua voz, você poderá fazer uma edição somente na sua voz, como aumentar o volume, abaixar ou volume ou criar efeitos; e outra para os instrumentos.
Faça o tratamento de cada faixa
Abra o programa de edição com um dos áudios, depois, vá até o menu e escolha adicionar mais uma faixa estéril. Ao fazer isso, você terá agora duas faixas para trabalhar.Mas antes de pensar nos efeitos e mixagem, primeiro precisa tratar o áudio, que nada mais é do que retirar os ruídos de fundo, pausas desnecessárias, erros de dicção, etc.
Selecione um trecho do áudio, de preferência alguns segundos no começo, vá em Efeitos e procure a opção Remover Ruído. Tire uma amostra, selecione toda a faixa e refaça o caminho. Ouça o áudio para ver se foi o suficiente e refaça quantas vezes for necessário, mas cuidado para que o áudio não fique estourado ou com aspecto estranho.
Ao terminar de retirar os ruídos, volte em Efeitos e clique em Normalizar, para que ele arrume o volume.
Outro efeito que pode melhorar seu áudio é o de Equalização, que também fica nas opções dos filtros. E se achar que alguma entonação não ficou como deveria, volte em efeitos e escolha Graves e Agudos, mexendo nos níveis e testando aos poucos.
Mixagem do áudio e finalização
Uma vez que você tenha tratado ambas as faixas, salve uma cópia de segurança e teste os diferentes tipos de efeitos que estão disponíveis no software.
Após aplicar os efeitos, que sempre feitos em cima das faixas selecionadas, vá em Arquivo, exportar. Escolha o formato que se adequar ao que foi exigido por seu cliente ou pela plataforma onde irá hospedar.
Uma edição de audio de qualidade causará efeitos positivos em que a escuta. O cuidado com o tratamento das faixas, incluindo seus efeitos, pode tornar sua mais imersiva e única. Por isso, sempre procure estudar mais para obter melhores resultados.