Veja o que conferir antes da vistoria do Detran!
Ter um carro no Brasil, muitas vezes, é mais do que a satisfação de ter mais liberdade para ir e vir, é também uma necessidade em tantos lugares que não são bem servidos pelo transporte público.
É um bem que precisa ser muito bem cuidado para dar o melhor retorno possível em desempenho e durabilidade. Mas não é só o proprietário que tem um real interesse de que o veículo esteja em perfeitas condições.
O Estado também quer garantir que a frota de veículos que circula por todo o país esteja em condições:
- Legais para que um novo proprietário não seja lesado.
- Ideais de manutenção e performance que não prejudiquem a fluência do trânsito e principalmente a segurança dos motoristas e dos pedestres.
Diante disto, existe a Inspeção Veicular, que nós conhecemos como Vistoria do Detran, realizada por este órgão em todas as cidades brasileiras.
Você sabe o que é a Vistoria do Detran?
É um conjunto de exigências e checagens que garantem que o proprietário terá o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) renovado.
É o documento que ele deverá apresentar em todas as ocasiões que uma autoridade exigir e também é usado para registrar a transferência do veículo.
Ela se divide em Inspeção Veicular e Inspeção Ambiental.
Não esqueça da inspeção do GNV
Dentre os documentos necessários para a Vistoria do Detran, para os veículos com GNV instalado, é preciso apresentar o certificado de regularidade que é emitido após esta inspeção específica. Portanto, é importante ter atenção com este item.
O que devemos conferir antes da Vistoria do Detran?
A lista de itens a ser inspecionados é grande. Aqui vamos destacar os mais relevantes, mas a recomendação é de sempre cuidar do veículo como um todo, não só pela conformidade que atenda a vistoria, mas pela segurança e pela qualidade de uso do carro.
Numeração do chassis
Confira se é possível raspar a numeração em um papel, porque é um procedimento que será adotado na vistoria. Caso negativo, procure uma oficina para retirar ferrugem ou resíduos e tentar uma raspagem.
Este item é especialmente importante para a valorização do seu carro: se o Detran não conseguir raspar, ele exigirá uma nova gravação de chassis com a menção REM e isto normalmente desvaloriza o veículo na revenda.
Cintos de segurança
Verifique se todo os assentos possuem cinto e se estão em conformidade com o que é permitido e exigido, além de estarem funcionando corretamente.
Filmes de vidros
Cuidado com o grau de transparência dos filmes usados nos vidros; os muito escuros costumam ser reprovados.
Equipamentos de socorro
O triângulo, o macaco e a chave de roda deve estar em perfeito estado. E um cuidado redobrado com o extintor de incêndio: verifique se está completamente cheio e se está na validade – ele é muito visado e reprova bastante em vistoria. Existe uma legislação específica para o tipo de extintor que deve ser usado em automóveis de passeio e utilitários.
Faróis e lanternas
Todos devem estar funcionando corretamente no momento da vistoria – os faróis existentes, luzes de ré e de freio, pisca-alerta e a iluminação da placa.
Pneus
Um dos itens mais visados na vistoria, os pneus dão um pouco mais de trabalho. A banda de rodagem precisa estar dentro de uma tolerância para ser aceita. Leve até uma oficina e peça uma revisão – normalmente você pode fazer isso em uma revisão periódica próxima da data da vistoria.
E não esqueça do estepe, ele deve estar nas mesmas condições. Talvez você esteja precisando de pneus para carro e nem saiba. Esta é a hora de evitar uma reprovação básica no futuro.