Produtos & Serviços

Transpalete: você sabe o que é ou já usou um?

Confira a importância do equipamento e itens que devem ser considerados antes de comprar um

Se você pretende trabalhar com movimentação de cargas ou já trabalha com esse setor, saiba que o uso do transpalete é indispensável. Talvez não esteja reconhecendo o nome do aparelho pelo nome. É bastante conhecido também como paleteira, paleteira hidráulica ou carro hidráulico.

O transpalete facilita bastante o seu trabalho, pois poupa você do esforço manual e consegue mover objetos extremamente pesados com uma enorme facilidade. Ele funciona como uma espécie de empilhadeira manual e é usado normalmente em estoques. O equipamento não é para levantar objetos a uma grande altura, mas para transportá-los de um lado para o outro.

Qual a importância do transpalete?

O transpalete é importante na organização de uma empresa que precisa lidar com cargas em locais que não têm muita mobilidade. Ele é um aliado na hora de transportar grandes quantidades de peso de uma forma mais fácil, sem necessidade de grandes conhecimentos para manusear a máquina. Uma paleteira – como também é conhecido o equipamento – carrega peso ao nível do solo e o transporta de um lado para o outro, em espaços pequenos. É um aparelho ideal para trabalho em grandes estoques. Existem quatro tipos do produto:

  • Manual;
  • Hidráulico;
  • Elétrico;
  • INOX.

O transpalete também tem uma estrutura fácil de entender. Observe os componentes da máquina:

Garfo

É a estrutura de aço que sustenta os paletes e que, consequentemente, sustenta os produtos que levados de um lado a outro pelo transpalete.

Rodas

É um item de grande importância, pois a escolha incorreta pode acarretar em enormes prejuízos.

Timão

Ajuda muito na hora de manobrar em pequenos espaços, facilitando assim o transporte do transpalete. É conhecido popularmente como cabo de direção.

Itens que devem ser considerados antes de comprar um transpalete

Apesar de serem considerados equipamentos simples e de baixo custo, é preciso ter alguns cuidados quando for comprar um transpalete. Confira:

Capacidade de carga

Esse item é muito importante e deve ser o primeiro a ser levado em consideração. Os modelos de transpaletes variam de 2.000 kg a 3.000kg de capacidade máxima. Visto que o centro de carga deve ser respeitado, então, não é aconselhável transportar com peso muito na ponta das lanças ou mais concentrado de um lado do que de outro.

Largura dos garfos

Os palets de padrão PBR são considerados os mais comuns para transpaletes com largura de 680 mm. No entanto, é preciso ter muita atenção na hora de fazer o pedido, pois principalmente palets de importação têm largura menor, com 530 mm. É possível fabricar transpaletes com larguras especiais sob encomenda, mas os de linha convencionais são 530 ou 680 mm.

Tipo de roda

As rodas do transpalete devem ser ágeis e resistentes, para que exista uma mobilidade elevada em um espaço pequeno e porque elas irão suportar uma grande quantidade de peso. O material mais comum do qual elas são feitas é o nylon, podendo ser também revestida em PU (poliuretano). Confira os tipos disponíveis:

  • Nylon: para pisos mais irregulares e sem pintura (requerem menor cuidado);
  • Poliuretano: para pisos lisos, com pintura, cerâmica ou cimento queimado.

Tipo de rodagem

São dois os tipos de rodagem: simples ou tanden. Confira as diferenças:

  • Simples: utiliza uma roda em cada ponta da lança. Indicada para pisos mais regulares, sem subidas ou desníveis;
  • Tanden (dupla): utiliza duas rodas em cada ponta da lança. Indicada para pisos irregulares, com subidas e desníveis.

Acabamento de chassi

O de aço carbono com pintura em sintético é o acabamento mais tradicional, mas, para ambientes como frigorífico, produtos químicos ou qualquer ambiente que exija uma higiene extrema, são indicados chassis de aço inox ou com galvanização a fogo que tem garantia de 10 anos no acabamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *