Tenha esses cuidados antes da fazer manutenção em seu Gerador de Energia!
Os Geradores de Energia se tornaram item indispensáveis a todas as aplicações de negócios e residências ao redor do mundo. Não há um estabelecimento de médio e grande porte que não tenha um equipamento gerador de energia ou que não precise, eventualmente, alugar um.
Ter um gerador de energia deixou de ser algo restrito às indústrias e grandes empresas ou, mais recentemente, aos Data Center. Hospitais, escolas, clubes e empresas adotam, e os fatores são muitos:
- As condições instáveis da rede de distribuição em muitas cidades brasileiras;
- Inexistência de fornecimento de energia em algumas localidades;
- As ameaças constantes de racionamento;
- Os aumentos sucessivos no preço da energia, levando muitas empresas a optar pelo uso de geradores em diversas atividades e em horários alternativos.
Porém, um gerador de energia não é um equipamento de baixo valor. É um bom investimento e também exige cuidados no dia a dia e manutenções periódicas para garantir que ele funcione da melhor forma e por muito tempo.
Para isso, é importante que você tenha esses cuidados antes da fazer manutenção em seu Gerador de Energia.
Antes disso: seu gerador de energia fornece a potência necessária?
O primeiro passo e critério para pensar em um gerador portátil é avaliar a potência de KVA que você precisará nele. Um gerador mal dimensionado resolverá apenas parte do problema e ser um custo alto sem a solução completa.
Dependendo da complexidade de uso, é preciso que técnicos experientes avaliem a necessidade – grandes geradores – mas uma forma usada para pequenos e médios geradores para de definir a potência necessária é a soma das potências em W (watts) de cada aparelho/sistema a ser conectado a ele, dividida por 1000 para obter o valor em KVA.
Geradores de energia: quais os cuidados para a compra?
- Potência: escolher o aparelho que cubra a potência dos aparelhos que serão conectados a ele, conforme o cálculo que falamos anteriormente.
- Verificar as dimensões do gerador, o espaço disponível para ele e as necessidades de área livre e ventilação.
- Tipo de combustível: este é um aspecto importante, não só pelo custo regular de abastecimento mas pelos tipos de combustíveis oferecidos na região.
- Nível sonoro: geradores podem ser muito barulhentos, e isto pode se agravar para as pessoas conforme o ambiente onde ele for instalado. É necessário avaliar este aspecto, pois afetará diretamente a saúde do trabalho de pessoas próximas e equipes de manutenção.
Geradores de energia: quais os cuidados diários?
- Quando não for um gerador de uso contínuo, todos os equipamentos conectados a ele devem estar desligados antes de acionar o gerador.
- É fundamental que o gerador não funcione em carga máxima.
- Inspecione e corrija constantemente problemas com luzes indicativas.
- Respeite o limite de inclinação especificado.
Geradores de energia: qual a manutenção básica do usuário?
Alguns cuidados são essenciais no dia a dia e podem ser feitos por técnicos da empresa ou terceirizados, e garantem o perfeito funcionamento.
- Verificar o estado e o nível do óleo do cárter.
- Verificar a limpeza e o nível do líquido de arrefecimento do radiador.
- Usar combustível de boa qualidade, sem impurezas e água.
- O combustível deve estar estocado em local protegido de poeira e chuva.
- Verificar se há vazamentos de água e óleo enquanto o gerador estiver desligado.
- Perceber ruído anormal durante o funcionamento.
- Limpar o filtro de ar.
Esses são apenas alguns dos cuidados de rotina que um gerador de energia exige. Como falamos antes, um gerador de energia é um item sempre de alto valor e merece todos os cuidados para que a vida útil seja a maior e com qualidade.
Se você preferir que ele seja melhor cuidado, sem precisar investir em equipe própria e contando com um gerenciamento melhor de uma empresa especializada em locação de geradores, a Multidiesel no Rio de Janeiro é uma ótima opção.